fbpx
Sem categoria

O Pronampe está de volta

By 13 de julho de 2021No Comments

As micro e pequenas empresas devem começar a receber os recursos do Pronampe. Foram aportados pelo governo R$5 bilhões do Fundo Garantidor de Operações (FGO), que servirão como garantia dos empréstimos. O Ministério da Economia projeta que este aporte se converterá em até R$25 bilhões em empréstimos nas instituições financeiras em decorrência da alavancagem.

A Receita Federal começou a enviar os avisos para as 4,5 milhões de empresas que têm direito ao Pronampe.

É necessário checar as informações de receita bruta, pois é ela quem determina quais empresas possuem direito ao Pronampe e qual valor máximo que pode ser concedido.

As empresas registradas no regime Simples Nacional podem conferir as informações no portal do Simples. As demais receberão o comunicado na caixa postal do e-CAC.

Novas determinações

Em 2020, a taxa era de 1,25% acrescido da Selic (atualmente em 3,5%) ao ano. Já neste ano, a taxa subiu para até 6% mais a Selic ao ano.

A mudança foi aplicada como forma de compensar o corte no valor da garantia do governo e para manter os bancos interessados. 

O Pronampe reserva também 20% dos recursos para o setor de eventos, um dos mais atingidos por conta da pandemia do coronavírus.

Com a volta do Pronampe, as empresas que fizeram empréstimos em 2020 podem solicitar a prorrogação das parcelas por mais 12 meses, indo de 36 para 48 meses.

 

Fonte: https://fdr.com.br/2021/07/06/pronampe-voltou-programa-para-empresas-abre-nova-linha-de-emprestimos